Desde sempre um apaixonado pela ciência, começou aos seus estudos em Biologia na Universidade de Évora e trabalhou como investigador colaborador no Museu da Lourinhã onde concluiu a sua tese final de curso sobre Assimetria Bilateral em Dinossauros. O seu interesse em estudar a evolução tornou-o um investigador da Universidade Nova de Lisboa e Museu da Lourinhã onde pode estudar vários dinossauros portugueses, bem como, os ovos e embriões de dinossauros do Jurássico da Lourinhã, depois de ter ganho uma bolsa da Jurassic Foundation com este fim.
Ao longo dos últimos anos, Rui Castanhinha participou e liderou várias campanhas de escavações de vertebrados fósseis em vários locais do país bem como em Angola e Moçambique. Neste momento faz parte do programa doutoral do Instituto Gulbenkian de Ciência onde estuda evolução do desenvolvimento num grupo de dinossauros actuais muito curioso: as galinhas.
Em 2009, Ano Darwin, trabalhou na maior exposição do mundo dedicada a esse mesmo tema "A Evolução de Darwin" que decorreu em Lisboa.
Escreve regularmente no seu blog (www.conjurado.blogspot.com) e tem feito várias palestras de divulgação para o público geral em escolas, museus e institutos.
Tanto a escavar fósseis em África como a dissecar embriões num laboratório estéril, interessa-se, acima de tudo, pela beleza de estudar a Evolução das Espécies, tentando compreender um pouco mais sobre como chegámos a ser o que somos hoje e a transmitir esse mesmo fascínio a todos.
Veja a sua participação na semi-final em http://www.cvtv.pt/home/pesquisa.asp?id_video=582&id_tag=15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário